Ernst Johannes Heinrich Hanssen: mudanças entre as edições

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 37: Linha 37:
}}
}}


'''Ernst Johannes Heinrich Hanssen''' (Porto Alegre (RS), 18 de setembro de 1884 - Porto Alegre (RS), 18 de novembro de 1963), mais conhecido como '''Ernesto Hanssen''' (Nome adaptado ao Brasil) e também identificado em súmulas de jornais da época como '''Hanssen''' ou '''Hanssen I''', foi um futebolista brasileiro que atuava como [[Volante (futebol)|centromédio]], defendeu o {{Futebol Grêmio}} de 1912 até 1917. No mesmo período foi Diretor de Campo (Corresponde atualmente ao cargo de treinador.) em diferentes oportunidades.
'''Ernst Johannes Heinrich Hanssen''' (Porto Alegre (RS), 18 de setembro de 1884 - Porto Alegre (RS), 18 de novembro de 1963), mais conhecido como '''Ernesto Hanssen''' (Nome adaptado ao Brasil) e também identificado em súmulas de jornais da época como '''Hanssen''' ou '''Hanssen I''', foi um futebolista brasileiro que atuava como [[Volante (futebol)|centromédio]], defendeu o {{Futebol Grêmio}} de 1912 até 1917. No mesmo período foi Diretor de Campo (corresponde atualmente ao cargo de treinador) em diferentes oportunidades.


== História ==
== História ==


Filho de imigrantes alemães, (Emilio Hanssen, dono de uma famosa fábrica de chapéus em Porto Alegre e Catharina Hanssen), Ernesto Hanssen nasceu em Porto Alegre no ano de 1884. No ano de 1888 os imigrantes Emilio e Catharina Hanssen retornaram para Altona, cidade próxima a Hamburgo na Alemanha com seus cinco filhos (Todos nascidos no Brasil, anos depois o casal teve uma sexta filha, esta nascida na Alemanha), entre eles Ernesto, que na época contava com quatro anos apenas. Aos 16 anos de idade ingressou nos quadros do [[Altonaer Fußball-Club von 1893|Altona 93]], onde atuava como centromédio ou insider direito, jogou neste clube até 1911, quando tinha 27 anos.
Filho de imigrantes alemães (Emilio Hanssen, dono de uma famosa fábrica de chapéus em Porto Alegre e Catharina Hanssen), Ernesto Hanssen nasceu em Porto Alegre no ano de 1884. No ano de 1888 os imigrantes Emilio e Catharina Hanssen retornaram para Altona, cidade próxima a Hamburgo na Alemanha com seus cinco filhos (todos nascidos no Brasil; anos depois o casal teve uma sexta filha, esta nascida na Alemanha), entre eles Ernesto, que na época contava com quatro anos apenas. Aos 16 anos de idade ingressou nos quadros do [[Altonaer Fußball-Club von 1893|Altona 93]], onde atuava como centromédio ou insider direito, jogou neste clube até 1911, quando tinha 27 anos.


Aproximadamente em 1900, o pai de Ernesto, Emilio, retornou a Porto Alegre para tomar conta dos negócios que não iam muito bem. O plano inicial era ficar somente um ano e voltar para a Alemanha, porém Emilio acabou permanecendo na capital gaúcha, longe dos familiares. Em 1911, Emilio Hanssen adoeceu e foi necessário que Ernesto retornasse à cidade onde nascera, para auxiliar o pai.
Aproximadamente em 1900, o pai de Ernesto, Emilio, retornou a Porto Alegre para tomar conta dos negócios que não iam muito bem. O plano inicial era ficar somente um ano e voltar para a Alemanha, porém, Emilio acabou permanecendo na capital gaúcha, longe dos familiares. Em 1911, Emilio Hanssen adoeceu e foi necessário que Ernesto retornasse à cidade onde nascera, para auxiliar o pai.


Logo no seu primeiro domingo em Porto Alegre participou de um treino na Baixada, reencontrou seus amigos de Hamburgo, [[Bruno Arnold Schuback|Schuback]] e [[Gustav Johannes Friederich Mohrdieck|Mohrdieck]], jogando no Grêmio e logo se associou ao clube. Uma curiosidade desta passagem, é que Ernesto não falava português quando retornou ao Brasil, pois foi para a Alemanha muito cedo. Defendeu o Grêmio de 1912 a 1917, sendo um dos principais atletas do clube em sua época e participando de importantes partidas deste período. Foi jogador e em diversas ocasiões Diretor de Campo.
Logo no seu primeiro domingo em Porto Alegre participou de um treino na Baixada, reencontrou seus amigos de Hamburgo, [[Bruno Arnold Schuback|Schuback]] e [[Gustav Johannes Friederich Mohrdieck|Mohrdieck]], jogando no Grêmio e logo se associou ao clube. Uma curiosidade desta passagem é que Ernesto não falava português quando retornou ao Brasil, pois foi para a Alemanha muito cedo. Defendeu o Grêmio de 1912 a 1917, sendo um dos principais atletas do clube em sua época e participando de importantes partidas deste período. Foi jogador e em diversas ocasiões Diretor de Campo.


Em maio de 1919, pouco tempo depois de pendurar a chuteiras, adquiriu junto com seu amigo Mohrdieck uma empresa localizada na Rua dos Andradas 419, centro de Porto Alegre. A loja se chamava "Bazar Á Tricolor". Ernesto Hanssen viveu na capital gaúcha, onde constituiu família, tendo quatro filhos. Faleceu em novembro de 1963, aos 79 anos.
Em maio de 1919, pouco tempo depois de pendurar as chuteiras, adquiriu junto com seu amigo Mohrdieck uma empresa localizada na Rua dos Andradas 419, centro de Porto Alegre. A loja se chamava "Bazar Á Tricolor". Ernesto Hanssen viveu na capital gaúcha, onde constituiu família, tendo quatro filhos. Faleceu em novembro de 1963, aos 79 anos.


== Entrevista de Ernesto Hanssen ao Jornal Folha Esportiva ==
== Entrevista de Ernesto Hanssen ao Jornal Folha Esportiva ==
Linha 135: Linha 135:
;FOOT-BALL É XADREZ
;FOOT-BALL É XADREZ


Para fim, o foot-ball bem jogado é um prazer assistir. Foot-ball é um xadrez com onze figuras vivas em campo. Assisti a numerosas partidas de clubes brasileiros e estrangeiros e é bem interessante apreciar os diversos tipos de jogar a pelota. A meu ver, a maioria ainda não possui a classe ou escola capaz de proporcionar um jogo produtivo. Nada adianta por exemplo no momento de a bola ser passada aos pés de outro jogador, o primeiro, vendo-se aperreado por um adversário, o segundo se coloca em posição desvantajosa. O adversário facilmente tem oportunidade de intervir, destruindo a combinação. Logicamente, um quadro deve ser composto de jogadores fisicamente fortes e bem treinados; devem eles possuir um bom golpe de vista, rapidez nas resoluções e, last but not least, uma boa dose de inteligência; que o leve a descobrir e aproveitar rapidamente algum erro ou ponto fraco na colocação do adversário. A colocação dos jogadores em foot-ball é primordial, isto é, cada jogador deve possuir a capacidade de sabe colocar-se nos espaços livres para receber a bola. Quando um jogador, por exemplo, em plena corrida, recebe um passe, passando por tras do adversário, devem todos os outros mecanicamente acompanhar esse avanço, isto é, sempre correndo procurar cada um se colocar vantajosamente. Um team é uma engrenagem com todas as peças sempre em movimento. Não posso imaginar um jogador parado, mesmo quando está longe da bola. Um bom jogador nunca perde de vista uma colocação vantajosa e a colocação dos adversários. Muitas vezes o jogo de combinação dos insiders não traz resultado; é o momento oportuno então de um centro-avante abrir o jogo com um passe rápido e comprido para os extremas.
Para fim, o foot-ball bem jogado é um prazer assistir. Foot-ball é um xadrez com onze figuras vivas em campo. Assisti a numerosas partidas de clubes brasileiros e estrangeiros e é bem interessante apreciar os diversos tipos de jogar a pelota. A meu ver, a maioria ainda não possui a classe ou escola capaz de proporcionar um jogo produtivo. Nada adianta, por exemplo, no momento de a bola ser passada aos pés de outro jogador, o primeiro, vendo-se aperreado por um adversário, o segundo se coloca em posição desvantajosa. O adversário facilmente tem oportunidade de intervir, destruindo a combinação. Logicamente, um quadro deve ser composto de jogadores fisicamente fortes e bem treinados; devem eles possuir um bom golpe de vista, rapidez nas resoluções e, last but not least, uma boa dose de inteligência; que o leve a descobrir e aproveitar rapidamente algum erro ou ponto fraco na colocação do adversário. A colocação dos jogadores em foot-ball é primordial, isto é, cada jogador deve possuir a capacidade de sabe colocar-se nos espaços livres para receber a bola. Quando um jogador, por exemplo, em plena corrida, recebe um passe, passando por tras do adversário, devem todos os outros mecanicamente acompanhar esse avanço, isto é, sempre correndo procurar cada um se colocar vantajosamente. Um team é uma engrenagem com todas as peças sempre em movimento. Não posso imaginar um jogador parado, mesmo quando está longe da bola. Um bom jogador nunca perde de vista uma colocação vantajosa e a colocação dos adversários. Muitas vezes o jogo de combinação dos insiders não traz resultado; é o momento oportuno então de um centro-avante abrir o jogo com um passe rápido e comprido para os extremas.


Quero concluir dizendo que nunca fui um grande jogador, mas sempre fui um bom companheiro e camarada. Apreciei sempre o ambiente de camaradagem que se encontra entre os que praticam o esporte.
Quero concluir dizendo que nunca fui um grande jogador, mas sempre fui um bom companheiro e camarada. Apreciei sempre o ambiente de camaradagem que se encontra entre os que praticam o esporte.

Edição das 20h04min de 4 de julho de 2019

Ernesto Hanssen
Ernesto Hanssen
Imagens cedidas por Erika Hanssen Madaleno
Informações pessoais
Nome completo Ernst Johannes Heinrich Hanssen
Data de nasc. 18 de setembro de 1884 (140 anos)
Local de nasc. Porto Alegre (RS), Brasil
Nacionalidade Brasileiro / Alemão
Falecido em 18 de novembro de 1963 (79 anos)
Local da morte Porto Alegre (RS), Brasil
Informações profissionais
Posição Centromédio
Função Jogador e Diretor de Campo
Números no Grêmio como Jogador
Jogos Gols Média
73 10 0.14
  • A estatística pode estar incompleta.
Números no Grêmio como Treinador
Jogos Vitórias Empates Derrotas Aproveitamento
63 50               7               6 83.1%
  • A estatística pode estar incompleta.
Clubes de juventude
1897-1900 Alemanha Pfeil (Amador)
Clubes profissionais
Anos Clubes
1900-1911
1912-1917
Alemanha Altona 93
Brasil Grêmio
Times/Equipes que treinou
Anos Clubes
1913
1916-1917
Brasil Grêmio (Diretor de Campo)
Brasil Grêmio (Diretor de Campo)

Ernst Johannes Heinrich Hanssen (Porto Alegre (RS), 18 de setembro de 1884 - Porto Alegre (RS), 18 de novembro de 1963), mais conhecido como Ernesto Hanssen (Nome adaptado ao Brasil) e também identificado em súmulas de jornais da época como Hanssen ou Hanssen I, foi um futebolista brasileiro que atuava como centromédio, defendeu o Grêmio de 1912 até 1917. No mesmo período foi Diretor de Campo (corresponde atualmente ao cargo de treinador) em diferentes oportunidades.

História

Filho de imigrantes alemães (Emilio Hanssen, dono de uma famosa fábrica de chapéus em Porto Alegre e Catharina Hanssen), Ernesto Hanssen nasceu em Porto Alegre no ano de 1884. No ano de 1888 os imigrantes Emilio e Catharina Hanssen retornaram para Altona, cidade próxima a Hamburgo na Alemanha com seus cinco filhos (todos nascidos no Brasil; anos depois o casal teve uma sexta filha, esta nascida na Alemanha), entre eles Ernesto, que na época contava com quatro anos apenas. Aos 16 anos de idade ingressou nos quadros do Altona 93, onde atuava como centromédio ou insider direito, jogou neste clube até 1911, quando tinha 27 anos.

Aproximadamente em 1900, o pai de Ernesto, Emilio, retornou a Porto Alegre para tomar conta dos negócios que não iam muito bem. O plano inicial era ficar somente um ano e voltar para a Alemanha, porém, Emilio acabou permanecendo na capital gaúcha, longe dos familiares. Em 1911, Emilio Hanssen adoeceu e foi necessário que Ernesto retornasse à cidade onde nascera, para auxiliar o pai.

Logo no seu primeiro domingo em Porto Alegre participou de um treino na Baixada, reencontrou seus amigos de Hamburgo, Schuback e Mohrdieck, jogando no Grêmio e logo se associou ao clube. Uma curiosidade desta passagem é que Ernesto não falava português quando retornou ao Brasil, pois foi para a Alemanha muito cedo. Defendeu o Grêmio de 1912 a 1917, sendo um dos principais atletas do clube em sua época e participando de importantes partidas deste período. Foi jogador e em diversas ocasiões Diretor de Campo.

Em maio de 1919, pouco tempo depois de pendurar as chuteiras, adquiriu junto com seu amigo Mohrdieck uma empresa localizada na Rua dos Andradas 419, centro de Porto Alegre. A loja se chamava "Bazar Á Tricolor". Ernesto Hanssen viveu na capital gaúcha, onde constituiu família, tendo quatro filhos. Faleceu em novembro de 1963, aos 79 anos.

Entrevista de Ernesto Hanssen ao Jornal Folha Esportiva

Segue a entrevista concedida ao repórter Edison Pires e publicada no Jornal Folha Esportiva em 1953. A imagem da entrevista publicada se encontra ao final da página.

Títulos

Banco de dadosEstatística como jogador do Grêmio

GRÊMIO Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols pró Gols contra Saldo de gols Aproveitamento
Mandante
58
46
5
7
317
69
248
82.2%
Visitante
15
10
1
4
46
22
24
68.9%
Total
73
56
6
11
363
91
272
79.5%

A estatística está em processo de contagem no Banco de Dados, e pode sofrer alterações. Quando estiver completa, esta mensagem será suprimida.

Gol marcado 10 gol marcado.
Assistência(s) 0 assistência.
Total de gols sofridos 0 gol sofrido.
Defesa(s) pênalti ao(s) 0 pênalti defendido.

Banco de dadosJogos de Hanssen pelo Grêmio

Estreia
Grêmio 2 x 2 Fussball - 21/07/1912
Último Jogo
Grêmio 2 x 2 Oriental-URU - 09/09/1917


Agradecimentos

  • Agradecemos a torcedora do Grêmio e neta de Ernesto Hanssen, Erika Hanssen Madaleno, por informações e imagens contidas neste artigo, que permitiram recuperar parte importante da história do Grêmio.

Publicações


Entrevista Ernesto Hanssen Parte 1.jpeg Entrevista Ernesto Hanssen Parte 2 e Parte 6.jpeg Entrevista Ernesto Hanssen Parte 3.jpeg Entrevista Ernesto Hanssen Parte 4.jpeg Entrevista Ernesto Hanssen Parte 5.jpeg Bazar A Tricolor.jpg



Ligações externas

Referências