Mudanças entre as edições de "Predefinição:História Campo da Rua Arlindo"

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

(Criou página com '{{História de estádios}} O Campo da Rua Arlindo foi inaugurado pelo Grêmio em empate por 2x2 contra o Força e Luz.')
 
 
(2 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
{{História de estádios}}
{{História de estádios}}
O Campo da Rua Arlindo foi [[Estádios de futebol inaugurados pelo Grêmio|inaugurado pelo Grêmio]] em empate por 2x2 contra o [[Força e Luz]].
O Campo da Rua Arlindo foi o primeiro campo do [[Sport Club Internacional]]. Em [[1909]] o clube por intermédio do presidente honorário capitão Graciliano de Faria Ortiz adquiriu junto à municipalidade a cessão do terreno situado a rua Arlindo (área hoje do Hospital Porto Alegre). Inaugurado em 25 de abril, o campo recebeu apenas ''trainings-matchs'', tendo em vista que a área localizava-se ao lado do riacho (atual Arroio Dilúvio), responsável por desalojar o clube nos meses chuvosos.<ref name=tede2.pucrs.br>{{citar web|url=http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2492/1/456950.pdf|título=O Foot-Ball de Todos - Uma história social do futebol em Porto Alegre, 1903-1918|acessodata=21 de agosto de 2020|autor=Ricardo Santos Soares|}}</ref>
 
As inundações frequentes fizeram com que fosse logo abandonado o campo, passando o Internacional a disputar suas partidas no [[Campo da Escola de Guerra]].
 
Posteriormente o local também ficou conhecido como Campo do Rio-Grandense, clube dirigido pelo seu Chico (Francisco Rodrigues), pai do compositor [[Lupicínio Rodrigues]], autor do atual [[Hino_do_Grêmio#Terceiro_e_atual_Hino|hino do Grêmio]]. O lugar foi núcleo da mítica Liga da Canela Preta (Liga Nacional de Football Porto-Alegrense).<ref name=almanaquenilomoraes.blogspot.com>{{citar web|url=https://almanaquenilomoraes.blogspot.com/2016/04/o-primeiro-campo-do-inter.html|título=O primeiro campo do S. C. Internacional |acessodata=21 de agosto de 2020|autor=Nilo da Silva Moraes |}}</ref>
 
Na década de 30 e 40 o local foi frequentemente utilizado por clubes pequenos e de ligas amadoras de Porto Alegre. Quando de posse do [[Força e Luz]], as novas acomodações foram inauguradas pelo [[Grêmio]] no empate em 2x2 entre as equipes no ano de [[1932]].

Edição atual tal como às 10h38min de 21 de agosto de 2020

Icone Livro.png História

O Campo da Rua Arlindo foi o primeiro campo do Sport Club Internacional. Em 1909 o clube por intermédio do presidente honorário capitão Graciliano de Faria Ortiz adquiriu junto à municipalidade a cessão do terreno situado a rua Arlindo (área hoje do Hospital Porto Alegre). Inaugurado em 25 de abril, o campo recebeu apenas trainings-matchs, tendo em vista que a área localizava-se ao lado do riacho (atual Arroio Dilúvio), responsável por desalojar o clube nos meses chuvosos.[1]

As inundações frequentes fizeram com que fosse logo abandonado o campo, passando o Internacional a disputar suas partidas no Campo da Escola de Guerra.

Posteriormente o local também ficou conhecido como Campo do Rio-Grandense, clube dirigido pelo seu Chico (Francisco Rodrigues), pai do compositor Lupicínio Rodrigues, autor do atual hino do Grêmio. O lugar foi núcleo da mítica Liga da Canela Preta (Liga Nacional de Football Porto-Alegrense).[2]

Na década de 30 e 40 o local foi frequentemente utilizado por clubes pequenos e de ligas amadoras de Porto Alegre. Quando de posse do Força e Luz, as novas acomodações foram inauguradas pelo Grêmio no empate em 2x2 entre as equipes no ano de 1932.

  1. Ricardo Santos Soares. O Foot-Ball de Todos - Uma história social do futebol em Porto Alegre, 1903-1918. Visitado em 21 de agosto de 2020.
  2. Nilo da Silva Moraes. O primeiro campo do S. C. Internacional. Visitado em 21 de agosto de 2020.