Troféu Internacional Ciudad de Palma de 1985: mudanças entre as edições

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

m (Substituição de texto - "Luiz Carlos Sarolli" por "Luiz Carlos Saroli")
Sem resumo de edição
 
Linha 40: Linha 40:
O torneio sofreu diversas mudanças em sua fórmula de disputa, sendo inicialmente disputado em sistema de [[mata-matas]] com quatro equipes divididas em duas semifinais. posteriormente foi decidido também em [[triangulares]] e em [[jogo único]], como atualmente é realizado. Em algumas oportunidades o torneio não foi realizado, como aconteceu de [[1999]] até [[2004]] e em [[2009]].
O torneio sofreu diversas mudanças em sua fórmula de disputa, sendo inicialmente disputado em sistema de [[mata-matas]] com quatro equipes divididas em duas semifinais. posteriormente foi decidido também em [[triangulares]] e em [[jogo único]], como atualmente é realizado. Em algumas oportunidades o torneio não foi realizado, como aconteceu de [[1999]] até [[2004]] e em [[2009]].


No ano de [[1985]] o [[Grêmio]] foi convidado internacional para a competição. Com as conquistas do [[Mundial Interclubes]], da [[Copa Libertadores da América]] e do [[Campeonato Brasileiro de Futebol]], o Tricolor passou a receber diversos convites para disputas de torneios, oportunidades de internacionalizar a marca e consolidar seu espaço entre os grandes do futebol mundial. Além do referido troféu, o Grêmio participaria ainda de outras competições em solo europeu, como o [[Torneio de Rotterdam]] e a [[Copa Phillips]].
No ano de [[1985]] o [[Grêmio]] foi convidado internacional para a competição. Com as conquistas do [[Mundial Interclubes]], da [[Copa Libertadores da América]] e do [[Campeonato Brasileiro de Futebol]], o Tricolor passou a receber diversos convites para disputas de torneios, oportunidades de internacionalizar a marca e consolidar seu espaço entre os grandes do futebol mundial. Além do referido troféu, o Grêmio participaria ainda de outras competições em solo europeu, como o [[Torneio de Roterdã]] e a [[Copa Phillips]].


Para o Troféu de Mallorca, o Grêmio enfrentaria outros três clubes postulantes ao título, o organizador,''Real Club Deportivo Mallorca'', além dos convidados [[Real Sporting de Gijón]] e [[Futbol Club Barcelona]], todos da Espanha. A disputa do troféu foi organizada no sistema de mata-mata, sendo que as chaves do torneio foram divididas com o enfrentamento entre Real Mallorca e Barcelona em uma das chaves, e Grêmio e Sporting de Gijón na outra. Tanto a semifinal quanto a final disputada em jogo único.
Para o Troféu de Mallorca, o Grêmio enfrentaria outros três clubes postulantes ao título, o organizador,''Real Club Deportivo Mallorca'', além dos convidados [[Real Sporting de Gijón]] e [[Futbol Club Barcelona]], todos da Espanha. A disputa do troféu foi organizada no sistema de mata-mata, sendo que as chaves do torneio foram divididas com o enfrentamento entre Real Mallorca e Barcelona em uma das chaves, e Grêmio e Sporting de Gijón na outra. Tanto a semifinal quanto a final disputada em jogo único.

Edição atual tal como às 16h37min de 28 de maio de 2021

XVII Troféu Internacional Ciudad de Palma
Troféu Internacional Ciudad de Palma de 1985
Cartaz Ciudad de Palma
Dados
Participantes 4
Organização Real Club Deportivo Mallorca
Anfitrião Ilhas Baleares,Espanha ESP
Período 710 de agosto
Gol(o)s 9
Partidas 4
Média 2,25 gol(o)s por partida
Campeão Brasil Grêmio (1º título)
Vice-campeão Espanha Barcelona

O Troféu Internacional Ciudad de Palma, oficialmente Trofeo Internacional Ciudad de Palma, também conhecido como Trofeo de Palma ou Trofeo Palma de Mallorca, é uma competição de futebol amistosa disputada majoritariamente em períodos de pré-temporada européia, sendo considerado um dos mais tradicionais torneios de verão do mundo. Disputado desde 1969 até a presente data, já contou com a presença de diversos grandes clubes do futebol mundial como Barcelona, Real Madrid, Hamburgo, Atlético de Madrid, Cruzeiro, Internacional, Nacional, Botafogo, Boca Juniors, Flamengo, entre outros. Em 1985 contou com a participação do Grêmio.

Informações gerais

Troféu da competição
Foto: Lucas Uebel

O torneio é organizado pelo Real Club Deportivo Mallorca, sendo disputado geralmente no Estadio Lluís Sitjar, nas Ilhas Baleares, província da Espanha. Tem entre os maiores campeões o anfitrião Mallorca, seguido dos clubes Barcelona e Real Madrid. Dentre os grandes clubes brasileiros, Grêmio, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Internacional e Flamengo já disputaram a competição, sendo que apenas Grêmio, Flamengo, Vasco e Botafogo se sagraram campeões.

O torneio sofreu diversas mudanças em sua fórmula de disputa, sendo inicialmente disputado em sistema de mata-matas com quatro equipes divididas em duas semifinais. posteriormente foi decidido também em triangulares e em jogo único, como atualmente é realizado. Em algumas oportunidades o torneio não foi realizado, como aconteceu de 1999 até 2004 e em 2009.

No ano de 1985 o Grêmio foi convidado internacional para a competição. Com as conquistas do Mundial Interclubes, da Copa Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro de Futebol, o Tricolor passou a receber diversos convites para disputas de torneios, oportunidades de internacionalizar a marca e consolidar seu espaço entre os grandes do futebol mundial. Além do referido troféu, o Grêmio participaria ainda de outras competições em solo europeu, como o Torneio de Roterdã e a Copa Phillips.

Para o Troféu de Mallorca, o Grêmio enfrentaria outros três clubes postulantes ao título, o organizador,Real Club Deportivo Mallorca, além dos convidados Real Sporting de Gijón e Futbol Club Barcelona, todos da Espanha. A disputa do troféu foi organizada no sistema de mata-mata, sendo que as chaves do torneio foram divididas com o enfrentamento entre Real Mallorca e Barcelona em uma das chaves, e Grêmio e Sporting de Gijón na outra. Tanto a semifinal quanto a final disputada em jogo único.

Na primeira semifinal o Barcelona venceu a equipe do Real Mallorca pelo placar de 1x0, gol de Caldere. Na segunda semifinal, disputada no dia seguinte, o Grêmio empatou com o Sporting pelo placar de 2x2 em um jogo muito equilibrado, ambos os gols gremistas marcados por Caio Júnior. Com a igualdade no marcador, a partida foi para os pênaltis, onde novamente prevaleceu a igualdade nas cobranças normais, nas cobranças alternadas o goleiro Mazarópi efetuou grande defesa, com o Grêmio garantindo a classificação na cobrança de pênalti assinalado por Ademir.

Em 11 de agosto, o Grêmio enfrentaria o então campeão espanhol e finalista da Liga dos Campeões da Europa da temporada, o Barcelona. Com grande público no Estádio Lluís Sitjar, os clubes se enfrentaram em uma partida com superioridade técnica do Grêmio, que garantiu o resultado de 1x0 na primeira etapa. Os espanhóis voltaram fortes do intervalo, pressionando em busca do empate, mas o gol de Bira, seria o único da partida, que terminou com a vitória do Imortal.

Participantes

Esquema

  Semifinais     Final
                 
    Espanha Sporting Gijón 2 (4)  
    Brasil Grêmio 2 (5)  
        Brasil Grêmio 1
        Espanha Barcelona 0
    Espanha Real Mallorca 0  
    Espanha Barcelona 1   3º lugar
  Espanha Real Mallorca 2
    Espanha Sporting Gijón 1

Jogos

Semifinais
Troféu Ciudad de Palma
7 de agosto

Real Mallorca Espanha 0 – 1 Espanha Barcelona
Gol marcado aos 14 minutos de jogo 14' Caldere
Estádio Lluís Sitjar
Árbitro: EspanhaESP Bartolomé Riera Morro

Mallorca: Mallo; Chano, Luis Garcia, Amer, Bernal; Mantilla, Higuera (Magdaleno 63´), Orejuela, Lipponen; Bonet, Hassan.
Barcelona: Urruti; Gerardo, Fradera, Alexanco, Juio Alberto; Victor, Schuster (Rojo 73´), Marcos, Calderé; Pichi Alonso (Carrasco 35´), Archibald.


Troféu Palma de Mallorca Sporting Gijón Espanha 2 - 2 Brasil Grêmio Estádio Lluís Sitjar, Palma, ESP
1ª Rodada - Semifinal
sexta-feira, 09 de agosto de 1985
17:30 (UTC-3)
Mino Gol marcado aos 28 minutos de jogo 28'
Jaime Gol marcado aos 42 minutos de jogo 42'
Relatório
Gol marcado aos 14 minutos de jogo 14' Gol marcado aos 19 minutos de jogo 19' Caio Júnior Público: 15.000
Árbitro: EspanhaESP Pascual Seguro


    Penalidades  
Esteban Convertido
Joaquín Erro (defesa)
Eloy Convertido
Zurdi Convertido
Jimenez Convertido
Cundi Erro (defesa)
4 – 5 Convertido Valdo
Erro (defesa) Osvaldo
Convertido Caio Júnior
Convertido Luís Eduardo
Convertido Bonamigo
Convertido Ademir
 


                     Cores do Sporting Gijón Cores do Sporting Gijón Cores do Sporting Gijón                     
Cores do Sporting Gijón
Cores do Sporting Gijón
Sporting Gijón
 
 
GL   -    Espanha  Ablanedo II
LD   -    Espanha  Espinoza
ZG   -    Espanha  Mino
ZG   -    Espanha  Cundi
LE   -    Espanha  Jímenez
VL   -    Espanha  Jaime
VL   -    Espanha  Joaquin
MC   -    Espanha  Esteban
AT   -    Espanha  Quini Substituído após 45 minutos de jogo 45'
AT   -    Espanha  Eloy
AT   -    Espanha  Orbegozo Substituído após 87 minutos de jogo 87'
Treinador:
Espanha  José Manoel Díaz Novoa
Substituições:
AT   -    Espanha  Zurdi Entrou em campo após 45 minutos 45'
MC   -    Espanha  Emílio Entrou em campo após 87 minutos 87'
Cores do Grêmio Cores do Grêmio Cores do Grêmio
Cores do Grêmio
Cores do Grêmio
Grêmio
 
 
GL   1    Brasil Mazarópi
LD   -    Brasil Raul Penalizado com cartão amarelo após ? minutos Expulso a 60 minutos 60'
ZG   -    Brasil Baidek
ZG   -    Brasil Luís Eduardo
LE   -    Brasil Casemiro
VL   -    Brasil Bonamigo
MC   -    Brasil Osvaldo
MC   -    Argentina Sabella Substituído após 62 minutos de jogo 62'
AT   -    Brasil Renato Portaluppi Substituído após 84 minutos de jogo 84'
AT   -    Brasil Caio Júnior
AT   -    Brasil Valdo
Treinador:
Brasil Rubens Minelli
Substituições:
LD   -    Brasil Ronaldo Entrou em campo após 62 minutos 62'
AT   -    Brasil Ademir Entrou em campo após 84 minutos 84'

Decisão do 3° lugar
Troféu Ciudad de Palma
10 de agosto

Real Mallorca Espanha
Eloy Gol marcado aos 41 minutos de jogo 41'
desconhecido Gol marcado
2 – 1 Espanha Sporting Gijón
Gol marcado aos 43 minutos de jogo 43' (pen) Lipponen
Estádio Lluís Sitjar

Mallorca: Pascua; Izquierdo, Luis García, García Jiménez, Amer; Bernal, Tomás (Magdaleno 75´), Bonet; Liponnen, Hassan, Higuera (Orejuela 45´).
Sporting Gijón: Ablanedo II; Espinosa, Mino, Jiménez, Cundi; Jaime (Emilio 83´), Ablanedo I (Orbegozo 65´), Joaquín, Esteban; Eloy, Zurdi.


Final
Troféu Palma de Mallorca Barcelona Espanha 0 - 1 Brasil Grêmio Estádio Lluís Sitjar, Palma, ESP
Final
sábado, 10 de agosto de 1985
17:30 (UTC-3)
Relatório
Gol marcado aos 23 minutos de jogo 23' Bira Público: 25.000 aproximadamente
Renda: 119.580,00
Árbitro: EspanhaESP Emilio Carlos Guruceta Muro



                     Cores do Barcelona Cores do Barcelona Cores do Barcelona                     
Cores do Barcelona
Cores do Barcelona
Barcelona
 
 
GL   -    Espanha  Urruti
LD   -    Espanha  Sánchez
ZG   -    Espanha  Pedraza
ZG   -    Espanha  Alexanko
LE   -    Espanha  Manolo
VL   -    Espanha  Víctor Substituído após 46 minutos de jogo 46'
VL   -    Alemanha  Schuster
MC   -    Espanha  Caderé
MC   -    Espanha  Paco Clos Substituído após 64 minutos de jogo 64'
AT   -    Espanha  Rojo
AT   -    Espanha  Marcos Alonso
Treinador:
Inglaterra  Terence Venables
Substituições:
AT   -    Espanha  Amarilla Entrou em campo após 46 minutos 46'
AT   -    Espanha  Carrasco Entrou em campo após 64 minutos 64'
Cores do Grêmio Cores do Grêmio Cores do Grêmio
Cores do Grêmio
Cores do Grêmio
Grêmio
 
 
GL   1    Brasil Mazarópi
LD   -    Brasil Raul
ZG   -    Brasil Baidek
ZG   -    Brasil Luís Eduardo
LE   -    Brasil Ronaldo
VL   -    Brasil Bonamigo
VL   -    Brasil China
MC   -    Argentina Sabella Substituído após 56 minutos de jogo 56'
MC   7    Brasil Valdo
AT   9    Brasil Bira Substituído após 54 minutos de jogo 54'
AT   -    Brasil Ademir
Treinador:
Brasil Rubens Minelli
Substituições:
AT   -    Brasil Caio Júnior Entrou em campo após 56 minutos 56'
MC   -    Brasil Osvaldo Entrou em campo após 54 minutos 54'

Premiação

Troféu Internacional Ciudad de Palma de 1985
Bandeira do Brasil.png Campeões Troféu Internacional Ciudad de Palma de 1985.JPG Troféu da Competição de Palma de Mallorca - Foto: Lucas Uebel
Escudo Grêmio.png
Campeão
(1º título)

Referências