Predefinição:Artigo em destaque: mudanças entre as edições

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(17 revisões intermediárias por 3 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
[[Arquivo:Foguinho.jpg|border|120px|right]] '''Oswaldo Azzarine Rolla''' (Porto Alegre, [[13 de setembro]] de [[1909]]), foi um jogador de futebol, árbitro, treinador e posteriormente cronista esportivo. Atuou por 14 anos como atleta do Grêmio e 6 anos como técnico do Tricolor. Curiosamente, nasceu apenas 2 dias antes do dia da fundação do Grêmio, onde marcaria história alguns anos depois, sendo multi-campeão e '''marcando 116 gols com a camiseta tricolor'''.
[[Arquivo:Comemoração do tricampeonato em 2017.jpg|200px|thumb|rigth|Grêmio, Campeão da Libertadores em 2017 <br/ > <small>Foto: Juan Mabromata / AFP </small>]]
Criada no ano de [[1960]], a [[Taça Libertadores da América]], nome em homenagem aos principais líderes da independência das nações da '''América do Sul''', a competição teve ao longo de suas edições diversas formulas e participantes, sendo seus maiores campeões o [[Independiente]], o [[Boca Juniors]] e o [[Peñarol]], sendo que o país que mais detêm títulos da competição é a Argentina.


Filho do senhor Jaime Elígio e da senhora Edília, o jovem garoto morador da Zona Norte de Porto Alegre era conhecido como '''''Foguinho''''', devido ao tom ruivo de seus cabelos.  
No ano de [[2016]] foi proposta uma reformulação na competição, seguindo padrões da [[Liga dos Campeões]], onde a mesma se estenderia por mais tempo, essa reformulação entrou em vigor já no ano seguinte, fazendo com que a competição durasse praticamente o ano todo, de janeiro a novembro. Além de mais longa a competição passou a ter mais participantes, padronizações para procedimentos de jogo e estádios. Tudo isso para tornar-se mais rentável aos clubes participantes. Processo semelhante ao ocorrido na Europa, anos atrás.
Uma curiosidade é que desde seus 12 anos de idade, disputava peladas com os detentos da Colônia Penal de São João, a qual era vizinha de sua escola. Todo domingo lá estava Foguinho, disputando acirrados jogos pelos irregulares gramados de areia da Zona Norte de Porto Alegre.  


Com 16 anos de idade, e trabalhando como balconista na Loja Renner, Foguinho começou a jogar pelo [[São José]]. Em [[1926]], depois de uma gripe, Foguinho foi alertado por um médico que devido ao seu físico franzino, se não parasse de jogar futebol, poderia desenvolver tuberculose, que na época, não tinha cura ou tratamento.
Classificado diretamente a fase de grupos, devido a conquista da [[Copa do Brasil de 2016]], o [[Grêmio]] estreou no torneio no dia [[9 de março]] e sagrou-se campeão no dia [[29 de novembro]]. Tornando-se ao lado de [[São Paulo]] e [[Santos]] os maiores campeões brasileiros da competição, cada um com três títulos. Além de ser ao lado de [[São Paulo]] e [[Palmeiras]] o clube brasileiro com mais participações na competição. '''([[Copa Libertadores da América de 2017|leia mais...]])'''
 
Dadas as condições, por um tempo, Foguinho acabou deixando de lado o futebol e passou a se dedicar ao remo e ao levantamento de peso, desenvolvendo assim um físico bastante acima da média para a época. Com 20 anos de idade, Foguinho foi convidado pelo Grêmio para voltar ao futebol. Apaixonado pelo esporte, não pensou duas vezes e aceitou o convite. ([[Oswaldo Azzarine Rolla|leia mais...]])
<noinclude>[[Categoria:Predefinições da página principal]][[Categoria:Artigos Destacados]]</noinclude>
<noinclude>[[Categoria:Predefinições da página principal]][[Categoria:Artigos Destacados]]</noinclude>
<!-- REDES SOCIAIS INÍCIO -->
<div class="plainlinks hlist" style="clear:both; border-top:1px; padding-top:0.4em; margin-top:0.8em; text-align:end; font-size:95%; font-weight:bold;">
<div style="width:40%; float:left;">
Compartilhe: [[Arquivo:Icon Facebook.png|18px|link=http://www.facebook.com/sharer.php?u=http://www.gremiopedia.com/wiki/Copa_Libertadores_da_Am%C3%A9rica_de_2017|alt=Compartilhe via Facebook]]
[[Arquivo:Icon Twitter.png|18px|link=https://twitter.com/share?url=http://www.gremiopedia.com/wiki/Copa_Libertadores_da_Am%C3%A9rica_de_2017&text={{urlencode:Confira o artigo em destaque da Grêmiopédia em}}&related=Grêmiopédia|alt=Compartilhe via Twitter]]
[[Arquivo:Icon Google+.png|18px|link=https://plus.google.com/share?url=http://www.gremiopedia.com/wiki/Copa_Libertadores_da_Am%C3%A9rica_de_2017|alt=Compartilhe via Google+]]
</div>
</div>
<!-- REDES SOCIAIS FIM -->

Edição atual tal como às 18h22min de 13 de junho de 2018

Grêmio, Campeão da Libertadores em 2017
Foto: Juan Mabromata / AFP

Criada no ano de 1960, a Taça Libertadores da América, nome em homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul, a competição teve ao longo de suas edições diversas formulas e participantes, sendo seus maiores campeões o Independiente, o Boca Juniors e o Peñarol, sendo que o país que mais detêm títulos da competição é a Argentina.

No ano de 2016 foi proposta uma reformulação na competição, seguindo padrões da Liga dos Campeões, onde a mesma se estenderia por mais tempo, essa reformulação entrou em vigor já no ano seguinte, fazendo com que a competição durasse praticamente o ano todo, de janeiro a novembro. Além de mais longa a competição passou a ter mais participantes, padronizações para procedimentos de jogo e estádios. Tudo isso para tornar-se mais rentável aos clubes participantes. Processo semelhante ao ocorrido na Europa, anos atrás.

Classificado diretamente a fase de grupos, devido a conquista da Copa do Brasil de 2016, o Grêmio estreou no torneio no dia 9 de março e sagrou-se campeão no dia 29 de novembro. Tornando-se ao lado de São Paulo e Santos os maiores campeões brasileiros da competição, cada um com três títulos. Além de ser ao lado de São Paulo e Palmeiras o clube brasileiro com mais participações na competição. (leia mais...)