Predefinição:História Sport Club Barueri: mudanças entre as edições

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

(Criou página com 'O '''Sport Club Barueri''' nasceu como Campinas Futebol Clube no dia 1º de janeiro de 1998, por iniciativa de dois ex-jogadores do Guarani: Careca e Edmar Bernardes. A ideia...')
 
Sem resumo de edição
 
Linha 1: Linha 1:
{{História de clubes}}
O '''Sport Club Barueri''' nasceu como Campinas Futebol Clube no dia 1º de janeiro de 1998, por iniciativa de dois ex-jogadores do Guarani: Careca e Edmar Bernardes. A ideia dos craques era criar uma terceira força no futebol campineiro, além de promover a formação de jogadores para o cenário nacional.
O '''Sport Club Barueri''' nasceu como Campinas Futebol Clube no dia 1º de janeiro de 1998, por iniciativa de dois ex-jogadores do Guarani: Careca e Edmar Bernardes. A ideia dos craques era criar uma terceira força no futebol campineiro, além de promover a formação de jogadores para o cenário nacional.



Edição atual tal como às 22h01min de 22 de outubro de 2021

Icone Livro.png História

O Sport Club Barueri nasceu como Campinas Futebol Clube no dia 1º de janeiro de 1998, por iniciativa de dois ex-jogadores do Guarani: Careca e Edmar Bernardes. A ideia dos craques era criar uma terceira força no futebol campineiro, além de promover a formação de jogadores para o cenário nacional.

Em seus primeiros cinco anos de existência, o clube mandou seus jogos na cidade de Pedreira, distante 44km da sede do clube. Neste período, a equipe disputou a Série B1-B do Campeonato Paulista, quinto nível do torneio, sem equivalência no sistema atual.

Em 2002, por problemas financeiros, a equipe licenciou-se da Federação Paulista de Futebol. No ano seguinte, graças a pequenos empresários e membros da comunidade campineira, o time retornou ao profissionalismo e passou a jogar, pela primeira vez, na cidade que lhe empresta o nome.

A nova casa passou a ser o estádio Horácio Antônio da Costa, o Cerecamp, tradicional campo de Campinas que abrigou, nas décadas de 1940 e 1950, o Esporte Clube Mogiana. A Mogiana desapareceu na década de 60 e o estádio ficou abandonado por quarenta anos até ser reformado pelo Campinas, em 2003.

A equipe voltou para o Paulistão na Série B2, quinta divisão, em 2003. O clube ficou dois anos neste nível até que, em 2005, houve a unificação das Séries B1, B2 e B3 – quarta, quinta e sexta divisões – em uma única, a Segunda Divisão (quarto nível).

No seu primeiro ano na nova competição, o Campinas chegou à segunda fase, onde foi eliminado. Em 2006 passou para o quadrangular decisivo, ficando em terceiro lugar. Em 2007, foi líder de seu grupo na primeira fase, mas novamente foi eliminado na segunda etapa. Após três anos de grandes campanhas, o tão esperado acesso chegou em 2008.

Em 2009, em sua primeira participação na Série A3, o Campinas ficou na 12ª colocação, com sete vitórias, cinco empates e sete derrotas em 19 jogos. A posição intermediária na tabela garantiu ao clube mais uma temporada no terceiro nível do futebol paulista.

No ano de 2010, o clube passou por mais uma importante mudança, saindo de Campinas e instalando-se em Barueri, onde adotou o nome de Sport Club Barueri.

Fonte: Federação Paulista de Futebol