Predefinição:Artigo em destaque

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Revisão de 20h25min de 23 de fevereiro de 2018 por Diego Salton (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Grêmio, Campeão da Libertadores em 2017

Criada no ano de 1960, a Taça Libertadores da América, nome em homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul, a competição teve ao longo de suas edições diversas formulas e participantes, sendo seus maiores campeões o Independiente, o Boca Juniors e o Peñarol, sendo que o país que mais detêm títulos da competição é a Argentina.

No ano de 2016 foi proposta uma reformulação na competição, seguindo padrões da Liga dos Campeões, onde a mesma se estenderia por mais tempo, essa reformulação entrou em vigor já no ano seguinte, fazendo com que a competição durasse praticamente o ano todo, de janeiro a novembro. Além de mais longa a competição passou a ter mais participantes, padronizações para procedimentos de jogo e estádios. Tudo isso para tornar-se mais rentável aos clubes participantes. Processo semelhante ao ocorrido na Europa, anos atrás.

Classificado diretamente a fase de grupos, devido a conquista da Copa do Brasil de 2016, o Grêmio estreou no torneio no dia 9 de março e sagrou-se campeão no dia 29 de novembro. Tornando-se ao lado de São Paulo e Santos os maiores campeões brasileiros da competição, cada um com três títulos. Além de ser ao lado do Palmeiras o clube brasileiro com mais participação na competição.

Um triunfo que passou pelas mãos de Grohe, pés de Luan, bravura de Geromel e a cima de tudo pela casamata onde estava um dos maiores ídolos do clube, Renato Portaluppi. (leia mais...)