A Grêmiopédia é um projeto enciclopédico online que tem por objetivo a reunião de informações históricas e atuais sobre o Grêmio, com fins de garantir a perpetuação da informação e impedir que fatos históricos pereçam com passar dos anos.
O embrião do projeto de recuperação da história do Grêmio iniciou em 2008, quando os fundadores do projeto passaram a reunir informações históricas sobre o clube e divulgar em outra plataforma, já desativada. As informações foram pesquisadas, catalogadas e divulgadas até o ano de 2015, quando o conteúdo foi revisado e passou a fazer parte desta enciclopédia. Em princípio, 700 artigos do site antigo foram adicionados ao projeto, com base nas pesquisas realizadas em mais de sete anos de estudos. Outros editores que ingressaram no projeto possuíam seus próprios trabalhos, que igualmente foram incorporados à Grêmiopédia.
Em 15 de setembro de 2015, no aniversário de 112 anos do Grêmio, a Grêmiopédia foi lançada oficialmente. O site tinha uma previsão inicial de reunir em torno de 4000 artigos em médio prazo, de cinco anos, tal número foi atingido em 17 de novembro de 2017. A longo prazo, em média 10 anos, a expectativa era de reunir em média 7 mil artigos no site, número atingido em 14 de julho de 2018. Atualmente, existe a expectativa de que a Grêmiopédia atinja o número de 20 mil artigos em 10 anos de projeto, o que significaria contemplar boa parte da história do Grêmio.
Em 15 de dezembro de 2017, ao atingir a marca de 4.600 páginas de conteúdo, a Grêmiopédia assumiu a liderança nacional e sul-americana na plataforma wiki de clubes. Hoje a Grêmiopédia possui 45 986 artigos e 30 503 imagens em seu site.
Plataforma
A Grêmiopédia utiliza o software MediaWiki para edição de seu site. Essa plataforma wiki escrita em PHP utiliza sistemas de gestão de base de dados MySQL e é licenciada sob a GNU GPL. Diversos sites na Internet utilizam tal sistema, sendo a Wikipédia o mais destacado.
No futebol, alguns clubes possuem sites enciclopédicos aos moldes da Grêmiopédia. O mais antigo do Brasil é a Galo Digital, também existindo a Cruzeiropédia. A Flapédia, a Porcopédia, a JECpédia e a Interdelagespédia foram projetos de enciclopédias de clubes hoje descontinuadas. No futebol internacional a Lazio Wiki, a Celtic Wiki (Wiki Foundry), a Chelsea Wiki a Górnik Wiki, a Wiki Sporting e a Wisły Kraków Wiki são algumas das existentes. Além das enciclopédias de clubes, existiu também a enciclopédia do futebol brasileiro, Brasileiropédia. Em toda Internet diversos sites Wiki sobre clubes de futebol existem também na plataforma Wikia.
Princípios da Grêmiopédia
PRINCÍPIOS DA GRÊMIOPÉDIA
A Grêmiopédia é um site de conteúdo livre e tem como base fundamental a divulgação da história do Grêmio. O conteúdo existente no site é produzido pelos usuários, baseado em pesquisas históricas em jornais, revistas, vídeos e demais fontes existentes, prezando sobretudo pela divulgação da fonte, como forma de fortalecer projetos independente da vinculação ou parceria com a nossa enciclopédia. Como o objetivo primordial é a divulgação da história do clube, todo acervo existente é, sempre que possível, disponibilizado aos leitores.
A Grêmiopédia é uma fonte de informação extraoficial e não possui ou pretende possuir vínculo de subordinação ao clube. É parte do cronograma do Projeto Grêmiopédia a parceria com o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense para o desenvolvimento de atividades relacionadas à recuperação histórica do clube, todavia sempre de forma autônoma. As informações contidas nesse espaço não traduzem as opiniões oficiais do Grêmio, muito menos são de responsabilidade do clube. A instituição Grêmio não contribui monetariamente para o projeto.
Como forma de organização de conteúdo, a Grêmiopédia utiliza padrões de edição que são repassados a todos novos usuários, bem como um Plano de metas anual, formulado pelos próprios editores com objetivo de traçar as principais necessidades de conteúdo e estimular o crescimento organizado dos artigos produzidos no site.
A Grêmiopédia é um ambiente de conhecimento e divulgação da história do Grêmio. Para tanto, nossa filosofia é a de absoluta liberdade de conteúdo, que pode ser utilizado desde que preservadas as fontes.
A Grêmiopédia é um site de torcedores. Como é um site colaborativo, todos são bem-vindos a participar, desde que tenham interesse em contribuir para o projeto.
Dentre os principais princípios da Grêmiopédia está a impessoalidade. A Grêmiopédia não possui dono, mas apenas moderadores que gerenciam o projeto. Como é impessoal, o conteúdo eventualmente criado por usuários não é de propriedade destes, sendo livre de direitos autorais e acessível para todos que queiram conhecer a história do Grêmio, conforme nossa Política de privacidade.
A Grêmiopédia possui diversos propósitos, sendo um dos primordiais reunir todo conteúdo histórico possível sobre o Grêmio, sendo, por consequência, o maior acervo online sobre o clube. Além disso, buscamos garantir excelência de conteúdoo. Com fins de garantir um trabalho inédito na história dos clubes de futebol, a Grêmiopédia pretende ser a primeira a possuir o conteúdo deste espaço em outras línguas, possibilitando que o projeto tenha abrangência internacional.
A Grêmiopédia admite a utilização da Wikipédia como fonte de inspiração, não como meio de obtenção de conteúdo pronto e fácil. No mesmo sentido, encorajamos os desenvolvedores a utilizar os demais sites existentes apenas como fonte de pesquisa, para evitar a mera repetição de conteúdo. A Grêmiopédia busca ser uma fonte séria de conteúdo, assim, todos os dados constantes neste espaço são dependentes de fontes fiáveis, não sendo admitido a propagação de opiniões particulares, mas sim conteúdo devidamente comprovado por meio de pesquisa e documentos idôneos.
A Grêmiopédia é um trabalho contínuo, as edições e melhoramentos de conteúdo são incentivadas.
A Grêmiopédia não é lugar para brigas, ofensas pessoais, conflito ou qualquer outro sentimento antissocial, é um espaço de torcedores com a mesma finalidade: divulgar a história do Grêmio com qualidade. Da mesma forma, a enciclopédia não é local para debates sobre ponto de vista.
A Grêmiopédia não é palanque político, jamais utilize a Grêmiopédia para externar suas opiniões políticas e ideológicas, nem produza material com finalidade de induzir o leitor a tais objetivos. A opinião política e ideológica, tanto relacionada ao clube quanto aos meios tradicionais é absolutamente reprovável neste ambiente enciclopédico, bem como pode resultar em exclusão do projeto.
O desrespeito aos Princípios da Grêmiopédia poderá resultar na exclusão definitiva do colaborador do projeto.
Logomarcas
Ao longo do tempo a Grêmiopédia foi construindo sua logo. Abaixo as logos com os anos de sua utilização:
Set/2015 (1°)
Out/2015 (2°)
Dez/2015 (Natal)
Jan/2016 (Réveillon)
Fev/2016 (3°)
Out/2016 (Outubro Rosa)
Nov/2016 (Novembro Azul)
Nov/2016 (Luto)
Dez/2016 (Natal)
Jan/2017 (Réveillon)
Fev/2017 (4°)
Jan/2018 (Tri da Libertadores)
Dez/2018 (5°)
Agosto/2020 (6° e atual)
Premiações
Em 2020, a Grêmiopédia participou via Twitter do 3° Torneio de Páginas, certame que contou com 64 representantes de diversos clubes nacionais. Após votação popular, a Grêmiopédia saiu com a Taça ao vencer as seguintes páginas de clubes:
Primeira Fase: @CoxaHumor (com 79,7% dos votos)
Segunda Fase: @Depre_Santos (com 85,5% dos votos)
Oitavas-de-final: @FluCabuloso (com 62,1% dos votos)
Quartas-de-final: @ottopatamar (com 68,3% dos votos)
Semifinal: @CentralBotafogo (com 68,5% dos votos)
Final: @Nenseedadepre (com 54,9% dos votos)
2020 - 3° Torneio de Páginas ::: Vencedor @Grêmiopédia