Florida Atlético Clube

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Revisão de 21h54min de 1 de fevereiro de 2024 por Maicon Silva (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Florida
Escudo Padrão.png
escudo desconhecido
Informações gerais
Nome do clube Florida Atlético Clube
Alcunhas Florida
Fundação 25 de maio de 1946 (78 anos)
Extinto 21 de março de 1957 (10 anos)
Localização Porto Alegre-RS, Brasil
Categorias
Masculino
Masculino
Feminino
Feminino
B
Equipe B
Futsal
Futsal
Sub-20
Sub-20
Sub-19
Sub-19
Sub-18
Sub-18
Sub-17
Sub-17
Sub-16
Sub-16
Sub-15
Sub-15
Sub-14
Sub-14
Sub-13
Sub-13
Sub-12
Sub-12
Sub-11
Sub-11
Sub-10
Sub-10
fut7
Futebol 7
Masculino
Masculino
Feminino
Feminino
Masculino
Masculino
Feminino
Feminino

Florida Atlético Clube, também conhecido como Florida, é um clube desportivo fundado em 25 de maio de 1946 extinto em 1957.

No final dos anos 1920, as praças de Porto Alegre passaram por um processo de urbanização e muitas delas ganharam canchas para a prática de esportes. Nas décadas seguintes, o município organizava competições inter-praças de voleibol e basquetebol. O time de basquetebol da Praça n° 3, a Praça Florida, começou a se destacar no começo da década de 1940.[1] Com o objetivo de participar do campeonato municipal da modalidade, os praticantes do esporte fundaram o Florida Atlético Clube e solicitaram filiação à FARG. Por quatro temporadas consecutivas, entre 1949 e 1952, o Florida ficou com a segunda colocação do campeonato citadino de basquetebol. Nesse meio tempo, venceu, em 1951, o campeonato de juvenis. Mas a grande temporada do clube foi a de 1953, quando, surpreendentemente, venceu os campeonatos citadino e estadual de forma invicta. Após o título, o Florida perdeu diversos atletas para Grêmio, Internacional e Cruzeiro. A decadência do clube foi abrupta, sendo rebaixado para a Divisão de Acesso após a temporada 1956. Alegando falta de atletas e contendo duras críticas ao "falso amadorismo", o Florida publicou na imprensa a nota de sua dissolução, assinada em 21 de março de 1957 pelo então presidente José Zachia.[2] O Florida foi adversário do Grêmio nas categorias masculinas de basquetebol e de voleibol.

Jamais enfrentado (no futebol masculino profissional).


Erro de expressão: Caractere de pontuação "," não reconhecido. Erro de expressão: Caractere de pontuação "," não reconhecido. Erro de expressão: Caractere de pontuação "," não reconhecido. Erro de expressão: Caractere de pontuação "," não reconhecido. Erro de expressão: Caractere de pontuação "," não reconhecido. Erro de expressão: Caractere de pontuação "," não reconhecido. Erro de expressão: Caractere de pontuação "," não reconhecido. Erro de expressão: Caractere de pontuação "," não reconhecido. Erro de expressão: Caractere de pontuação "," não reconhecido. Erro de expressão: Caractere de pontuação "," não reconhecido. Erro de expressão: Caractere de pontuação "," não reconhecido. Erro de expressão: Caractere de pontuação "," não reconhecido. Erro de expressão: Caractere de pontuação "," não reconhecido. Erro de expressão: Caractere de pontuação "," não reconhecido. Erro de expressão: Caractere de pontuação "," não reconhecido.

Banco de dadosBasquete Masculino

Banco de dadosJogos do Grêmio contra o Florida (basquete masculino)

Erro de expressão: Caractere de pontuação "," não reconhecido.

Banco de dadosVolei Masculino

Banco de dadosJogos do Grêmio contra o Florida (volei masculino)

Erro de expressão: Caractere de pontuação "," não reconhecido.

Banco de dados.png

Referências

  1. 2013.09.26 - ZH Moinhos - O passado de ouro da Florida, em UrbsNova
  2. 1957.03.24 - Diário de Notícias (RS) - Florida A. C. encerrou suas atividades no basquetebol