Comité Olímpico Internacional

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Revisão de 13h18min de 25 de abril de 2024 por Maicon Silva (discussão | contribs) (Criou página com 'O '''Comitê Olímpico Internacional''' ('''COI'''), uma organização não governamental internacional, foi fundado em 23 de junho de 1894 por Pierre de Coubertin. O principal propósito do COI é a reedição dos Jogos Olímpicos, um evento tradicional da Grécia Antiga, e a coordenação de sua realização a cada quatro anos. O financiamento do COI provém principalmente de receitas publicitárias, da comercialização de produtos comemorativos e da venda de direito...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O Comitê Olímpico Internacional (COI), uma organização não governamental internacional, foi fundado em 23 de junho de 1894 por Pierre de Coubertin. O principal propósito do COI é a reedição dos Jogos Olímpicos, um evento tradicional da Grécia Antiga, e a coordenação de sua realização a cada quatro anos.

O financiamento do COI provém principalmente de receitas publicitárias, da comercialização de produtos comemorativos e da venda de direitos de transmissão dos eventos olímpicos.

Em 1896, os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna foram realizados após um hiato de 1.500 anos. Esses jogos foram idealizados por Coubertin como um meio de promover a paz e a comunicação entre as nações.

Hoje, o COI não apenas organiza e legisla sobre os Jogos Olímpicos, mas também gerencia direitos autorais, marcas registradas e outras propriedades intelectuais associadas ao evento. O Movimento Olímpico, que inclui os Comitês Olímpicos Nacionais e as Federações Esportivas Internacionais, opera sob a supervisão do COI.

As cidades que aspiram sediar os Jogos Olímpicos, seja de Verão ou de Inverno, devem submeter suas candidaturas aos respectivos Comitês Olímpicos Nacionais. Após aprovação, as propostas são encaminhadas ao COI, que tem autoridade final para decidir o local dos Jogos por meio de uma votação realizada por seus delegados. De acordo com os estatutos do COI, seus membros são obrigados a renunciar aos 81 anos de idade.