Troféu Internacional Ciudad de Palma de 1985

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Revisão de 12h37min de 27 de abril de 2016 por Diego Salton (discussão | contribs) (Criou página com '{| style="font-size: 80%; background: #F2F5FD; border:solid 1px #E2EAF0; border-collapse:collapse;" width=23%; align="right" |+ colspan="3" align="center" style="font-size: la...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

TORNEO INTERNACIONAL SEMANA DE MAYO
Cartaz Ciudad de Palma
Dados gerais
Organização Club Atlético Rosario Central e Club Atlético Newell's Old Boys
Local de disputa Predefinição:Santa Fé-ARG Santa Fé,Argentina ARG
Sistema Mata-mata

O Troféu Internacional Cidade de Palma, oficialmente Trofeo Internacional Ciudad de Palma, também conhecido como Trofeo de Palma ou Trofeo Palma de Mallorca, é uma competição de futebol amistosa disputada majoritariamente em períodos de pré-temporada européia, sendo considerado um dos mais tradicionais torneios de verão do mundo. Disputado desde 1969 até a presente data, já contou com a presença de diversos grandes clubes do futebol mundial como Barcelona, Real Madrid, Hamburgo, Atlético de Madrid, Cruzeiro, Internacional, Nacional, Botafogo, Boca Juniors, Flamengo, entre outros. Em 1985 contou com a participação do Grêmio.

Informações gerais

Troféu da competição

O torneio é organizado pelo Real Club Deportivo Mallorca, sendo disputado geralmente no Estadio Lluís Sitjar, nas Ilhas Baleares, província da Espanha. Tem entre os maiores campeões o anfitrião Mallorca, seguido dos clubes Barcelona e Real Madrid. Dentre os grandes clubes brasileiros, Grêmio, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Internacional e Flamengo já disputaram a competição, sendo que apenas Grêmio, Flamengo, Vasco e Botafogo se sagraram campeões.

O torneio sofreu diversas mudanças em sua fórmula de disputa, sendo inicialmente disputado em sistema de mata-matas com quatro equipes divididas em duas semifinais. posteriormente foi decidido também em triangulares e em jogo único, como atualmente é realizado. Em algumas oportunidades o torneio não foi realizado, como aconteceu de 1999 até 2004 e em 2009.

No ano de 1985 o Grêmio foi convidado internacional para a competição. Com as conquistas do Mundial Interclubes, da Copa Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro de Futebol, o Tricolor passou a receber diversos convites para disputas de campeonatos, oportunidades de internacionalizar a marca e consolidar seu espaço entre os grandes do futebol mundial. Além do referido troféu, o Grêmio participaria ainda de outras competições em solo europeu, como o Torneio de Rotterdam e a Copa Phillips.

Para o Troféu de Mallorca, o Grêmio enfrentaria outros três clubes postulantes ao título, o organizador,Real Club Deportivo Mallorca, além dos convidados Real Sporting de Gijón e Futbol Club Barcelona, todos da Espanha. A disputa do troféu foi organizada no sistema de mata-mata, sendo que as chaves do torneio foram divididas com o enfrentamento entre Real Mallorca e Barcelona em uma das chaves, e Grêmio e Sporting de Gijón na outra. Tanto a semifinal quanto a final disputada em jogo único.

Na primeira semifinal o Barcelona venceu a equipe do Real Mallorca pelo placar de 1x0, gol de Caldere. Na segunda semifinal, disputada no dia seguinte, o Grêmio empatou com o Sporting pelo placar de 2x2, decidindo a vaga na final nos pênaltis. Na final, Grêmio e Barcelona duelaram pelo título, que acabou com os gremistas após a vitória por 1x0, gol de Ubiraci Souza de Souza, o Bira, para o Imortal.

Participantes

Esquema

  Semifinais     Final
                 
    Espanha Sporting de Gijón 2  
    Brasil Grêmio 2  
        Argentina Rosario Central 4
        Brasil Grêmio 1
    Espanha Real Club Deportivo Mallorca 2  
    Espanha Futbol Club Barcelona 3   3º lugar
Não houve disputa do terceiro lugar

Jogos

Semifinais
20 de maio

Rosario Central Argentina
Gaitán Gol marcado aos 36 minutos de jogo 36' Gol marcado aos 59 minutos de jogo 59'
Rubén Díaz Gol marcado aos 83 minutos de jogo 83'
3 – 0 Itália Lazio Estádio Gigante de Arroyito
Público: 25.000 pessoas
Árbitro: Claudio Busca Uruguai


25 de maio
15h30min
Newell's Old Boys Argentina
Yazalde Gol marcado aos 62 minutos de jogo 62'
1 – 3
Relatório
Brasil Grêmio
André Catimba Gol marcado aos 09 minutos de jogo 09' Gol marcado aos 47 minutos de jogo 47' Gol marcado aos 64 minutos de jogo 64'
Estádio El Coloso del Parque
Árbitro: Alberto Clerc Argentina

Final
27 de maio

Rosario Central Argentina
Rubén Díaz Gol marcado aos 04 minutos de jogo 04' Gol marcado aos 34 minutos de jogo 34'
Trama Gol marcado aos 55 minutos de jogo 55'
Gaitán Gol marcado aos 83 minutos de jogo 83'
4 – 1
Relatório
Brasil Grêmio
Paulo Cézar Caju Gol marcado aos 85 minutos de jogo 85'
Estádio Gigante de Arroyito
Público: 12.699 pessoas
Árbitro: Jorge Romero Argentina

Premiação

Torneio Internacional Semana de Mayo de 1979
Argentina
ROSARIO CENTRAL
Campeão
(1º título)

Referências