Predefinição:Artigo em destaque em 14

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Revisão de 09h37min de 26 de julho de 2018 por Júnior Morais (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

1º Pavilhão do Fortim da Baixada

Com a fundação do Grêmio em 1903, se tornou necessária a construção de um local para abrigar os jogos do clube. Como a primeira partida do Imortal ocorreu apenas em 1904, a busca por um local acabou sendo adiada para o presente ano.

No início de 1904 o Grêmio não possuía estádio, os treinos eram realizados na várzea do Rio Gravataí, na várzea da Redenção, no Morro da Polícia e no bairro Floresta, e os dois primeiros jogos aconteceram no campo do Fussball, no Velódromo da Blitz. Visando ter sua sede própria, o Grêmio adquiriu por dez contos de réis uma área de terras que havia sido de propriedade de Laura Mostardeiro. O local era conhecido como Schützenverein Platz, no Bairro Moinhos de Vento, ao lado do que hoje é o Parcão em Porto Alegre.

O terreno, localizado em frente a Sociedade dos Atiradores Alemães, foi adquirido por meio de empréstimo do sócio e jogador Henrique Augusto Koch junto a Waldemar Bromberg. Na época foi criada uma comissão encarregada de verificar o terreno, composta pelos dos primeiros presidentes do clube, Carlos Luiz Bohrer e Oswaldo Siebel. O terreno foi terraplanado com a ajuda da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e foram plantados plátanos nos arredores do estádio.

O terreno ocupado, situava-se, segundo a descrição da época, à Rua Mostardeiro... (leia mais...)