Predefinição:História de Evaristo de Macedo Filho

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

Icone Livro.png História

Treinador

Como técnico, dirigiu importantes equipes do futebol brasileiro. Algumas delas foram: Flamengo, Vasco, Bangu, Bahia, Grêmio, Corinthians, Santa Cruz, Vitória, Athletico Paranaense e Cruzeiro.

Como técnico da Seleção Brasileira, Evaristo de Macedo não teve muito sucesso. Dirigiu a equipe em 1985, pouco antes das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1986, no México, classificando a Seleção Brasileira à Copa do Mundo FIFA de 1986, mas acabou sendo substituído no cargo por Telê Santana.

Foi o treinador do Iraque na Copa do Mundo de 1986.

Entretanto, três anos depois, viveu seu melhor momento como treinador e foi campeão brasileiro de 1988 dirigindo a equipe do Bahia.

No Grêmio, foi campeão da Copa do Brasil de 1997, justamente sobre o Flamengo, clube que defendeu como jogador.

Estilo

Segundo o 'Velho Lobo' Zagallo, que jogou ao lado de Evaristo no Flamengo, "Evaristo era o tipo do jogador que tinha vaga em qualquer time que escolhesse". E, revelado pela Madureira, o jogador escolheu defender apenas o Flamengo no Brasil. Ficou cinco anos na Gávea, de 1952 a 1957, o que bastou para se tornar um dos grandes ídolos da história do clube.

Além de conquistar a torcida feminina por sua beleza, Evaristo de Macedo se destacava dentro de campo pela sua velocidade, visão de jogo, inteligência na criação de jogadas, e grande capacidade técnica. Com 19 anos, foi convocado para a Seleção Brasileira que disputou as Olimpíadas de Helsinque, em 1952, quando ainda atuava pelo juvenil do Madureira. No ano seguinte, começou sua trajetória vitoriosa no Flamengo.

É, até hoje, o único jogador a fazer uma "manita" (ou seja, a marcar 5 gols numa mesma partida) com a camisa da Seleção Brasileira. Isso ocorreu em 1957, no Campeonato Sul-Americano daquele ano, quando o Brasil goleou a Colômbia por 9x0.