Troféu CEL

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
(Redirecionado de Troféu Cell)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Troféu CEL
Troféu CEL
Bandeira de El Salvador.png
Dados gerais
Organização Comisión Ejecutiva Hidroeléctrica del Río Lempa
Edições 1
Local de disputa El Salvador El Salvador
Número de equipes 2
Sistema Jogo único
editar

O Troféu CEL foi uma competição de futebol amistosa disputada no ano de 1983 com patrocínio da Comisión Ejecutiva Hidroeléctrica del Río Lempa. A competição foi vencida pelo Grêmio em jogo único contra a Seleção Salvadorenha.

Informações gerais

Fórmula de disputa

O torneio foi definido em jogo único. Os jogos foram realizados no Estádio Cuscatlán, sendo o vencedor declarado o campeão. A Copa contou supervisão, apoio e organização da federação local de El Salvador.

A história

Troféu da competição

As conquistas recentes do período de 1981 até 1983 despertavam interesse internacional do novo campeão da Copa Libertadores da América. O Grêmio, que havia vencido o Peñarol poucos dias antes, foi convidado para uma excursão à América Central em agosto e setembro de 83.

De fato a conquista da Libertadores pelo clube Tricolor não era o único motivo do convite. No período dos anos 80 o Grêmio adquiriu considerável prestígio na América como um todo, sendo as exitosas excursões do clube ao continente central em 1981 e 1982 fato determinante para o reconhecimento, respeito e consequente convite.

A exemplo do ocorrido em 1981, quando o Imortal conquistou a Copa El Salvador del Mundo em triangular com Vitória de Setúbal e a Seleção Salvadorenha, o Grêmio foi novamente convidado para a disputa de outro torneio, o Troféu CEL, patrocinado pela empresa de energia elétrica local, a Comisión Ejecutiva Hidroeléctrica del Río.

Antes de desembarcar em solo salvadorenho, o Tricolor passou pela Costa Rica e Guatemala, onde enfrentou as seleções olímpicas de ambos os países. O jogo contra a Seleção Salvadorenha ocorreu em 4 de setembro, na presença de 15 mil pessoas, com uma vitória pelo placar de 2x1 para o clube gaúcho.

Ao final do primeiro tempo, com 44 minutos de partida, Tonho Gil abria o marcador para o Tricolor, aos cinquenta e cinco foi a vez de Osvaldo ampliar. O placar foi modificado aos 61 minutos por intermédio de Mandingo Rivas, mas ao final o Grêmio conquistou mais um título em solo centro-americano, o terceiro de sua história.

Edições

Ano Final Semifinalistas
Campeão Placar Vice
Anteriormente Não realizada
Competição não foi disputada
1983
Detalhes
Escudo Grêmio.png
Grêmio
2 – 1 Escudo Seleção Salvadorenha.png
Seleção Salvadorenha
Não houve Não houve
Posteriormente Não realizada
Competição não foi disputada

Artilheiros do Grêmio na competição

Gols Jogador
1 Brasil Osvaldo
Brasil Tonho Gil

Ver também

Referências