Copa Desafio de Córdoba

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar
Copa Desafio de Córdoba
Copa Desafio Córdoba
Bandeira Argentina
Dados gerais
Edições Não disponível
Local de disputa Córdoba, Argentina Argentina
Sistema Misto
editar

A Copa Desafio de Córdoba, oficialmente Copa Desafio Córdoba em 1993, também conhecida como Copa de Oro Córdoba, Copa Ciudad Córdoba e Copa Provincia de Córdoba, é uma competição de futebol amistosa, disputada majoritariamente na pré-temporada argentina, com edições desde o ano de 1965.

Informações gerais

Iniciado em 1965 sob o nome de Cuadrangular de Córdoba, o torneio de Córdoba é uma competição tradicional do futebol argentino que reúne equipes de Córdoba, província da Argentina, e geralmente um ou mais convidados de outra província ou país. O torneio possuiu diversos formatos desde sua criação, sendo disputado em diversas oportunidades, entretanto, não anualmente como é de praxe nos torneios europeus.

A Copa de Córdoba já foi disputada apenas com equipes da referida província, com convidados de outras províncias do país e, inclusive, com clubes da América do Sul, Europa e Ásia. Dentre os clubes argentinos, praticamente todos os principais clubes do país já disputaram a competição, com destaque para Boca Juniors, River Plate, Independiente, Estudiantes, Vélez Sarsfield, Racing, Newell's Old Boys e Rosario Central.

A competição também contou com a presença de diversos convidados internacionais, como a Seleção da Bielorrússia, o Urawa Red Diamonds do Japão, o Budapest Honvéd Football Club da Hungria, a Association du Servette Football Club da Suíça e o FK Inter Bratislava da Eslováquia. Dentre as equipes brasileiras, além do Grêmio, o Fluminense já disputou a competição em 1980.

A participação do Grêmio

Em 1993 o Grêmio foi convidado a participar da Copa Desafio de Córdoba, competição organizada pelas equipes de Córdoba do Club Atlético Belgrano e do Club Atlético Talleres, com apoio das federações de futebol e governo local. A disputa pelo título se daria no Estádio Mario Alberto Kempes, no bairro Chateau Carreras, em Córdoba.

A partida inaugural do torneio foi disputada em 8 de fevereiro contra o Belgrano, equipe que seria semifinalista da Copa Centenario de la AFA no mesmo ano. O Belgrano já havia sido campeão de outro torneio internacional em Córdoba em 1993, a Copa Ciudad de Córdoba, vencendo a final contra a Seleção da Bielorrússia, após ter eliminado o Urawa Red Diamonds do Japão nas semifinais.

No Estádio Mario Alberto Kempes, Belgrano e Grêmio realizaram uma partida com cinco gols, vitória argentina pelo placar de 3x2, tentos gremistas marcados por Caio e Gílson. Após o revés da primeira partida, o Grêmio recuperou a liderança do triangular com uma vitória por 3x2 sobre o Talleres, gols de Carlos Miguel, Caio e Gílson, em 10 de fevereiro.

Para a partida final, marcada para 16 de fevereiro, o Grêmio precisava de uma vitória simples do Talleres por 1x0 no clássico cordobense contra o Belgrano para ficar com a taça. Apesar das chances, o Talleres acabou empatando com o Belgrano em um jogo sem gols, resultado que deu o título do torneio internacional para a equipe argentina de Los Piratas.

Edições

Ano Classificação
Campeão Vice 3º colocado 4º colocado
Anteriormente 1965-1992
Competição não contou com a participação do Grêmio
1993
Detalhes
Escudo Belgrano.png
Belgrano
Escudo Grêmio.png
Grêmio
Escudo Talleres.png
Talleres
Não houve
1994-atualmente Não participou
Competição não contou com a participação do Grêmio

Artilheiros do Grêmio na competição

2 Gols
1 Gol

Ver também

Ligações externas

Referências