Predefinição:História Campeonato Gaúcho de Futebol de 2023

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

Icone Livro.png História

Após o retorno à elite do Campeonato Brasileiro, o desafio gremista era manter a hegemonia no estadual, mais um ano sob a desconfiança de críticos, mas com a torcida confiante que o sexto título consecutivo seria possível.

Entre os participantes, além da dupla Grenal e da dupla Caju, soma-se aos outros 10 de 2022, Esportivo que foi Campeão da Série A2 e Avenida segundo colocado.

O Tricolor subiu a serra para vencer o Caxias por 2 a 1 de virada, com Luis Suárez fechando o placar na primeira rodada. No meio da competição, vitória no clássico na Arena por 2 a 1, gols de Carballo e Vina.

Na semifinal contra o Ypiranga, Adriel foi o herói na disputa por pênaltis após defender duas cobranças. E como tudo começou, tudo terminou, primeiro jogo das finais 1 x 1 contra o Caxias, mas 1 a 0 na final com gol de Luis Suárez de pênalti e placar agregado de 2 x 1. Grêmio Hexa Campeão.

Regulamento

As doze equipes jogaram entre si em turno único. Os quatro melhores seguiram para as semifinais, jogando partidas de ida e volta, assim como na final, sem levar em consideração o critério do gol qualificado. As duas últimas equipes foram rebaixadas.

Troféus do Campeão
Troféu do Campeonato 150 anos do TJ/RS 165 anos da ACPA
2023.04.08 - Grêmio 1 x 0 Caxias - taça.png 2023.04.08 - Grêmio 1 x 0 Caxias - taça2.png 2023.04.08 - Grêmio 1 x 0 Caxias - taça3.png