Predefinição:História Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado
História
O Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, também conhecido como CFT Hélio Dourado[1], é um complexo esportivo destinado aos treinos das categorias de base do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Foi oficialmente inaugurado em 24 de setembro de 2000.
O CFT Hélio Dourado fica localizado em Eldorado do Sul, junto ao Rio Guaíba, a vinte quilômetros do centro de Porto Alegre. Antigamente, a área era muito degradada em função das inúmeras indústrias que poluíam e não motivavam melhorias. Hoje, com a saída das industrias e o asfaltamento da Estrada do Conde, é um dos locais mais nobres da cidade, onde ficam loteamentos em condomínios de classe alta.
É neste local onde o Grêmio incentiva o crescimento profissional de seus atletas, disponibilizando qualidade de infraestrutura adequadas para a formação de grandes jogadores. Para tanto, segue recebendo melhorias em sua estrutura para acomodar a administração do Departamento de Formação de Atletas e otimizar o trabalho desenvolvido junto aos garotos da base.
Neste belo cenário de extensa área composta, em parte, de mata nativa, formando um cinturão na divisa sul tendo como árvores características os branquilhos, figueiras, pitangueiras e outras tantas, foi gradativamente sendo construído os campos e a devida adequação de vestiários e equipamentos afins.
O quadro funcional do complexo tem um total de 90 funcionários, incluindo supervisores, comissões técnicas, avaliadores e profissionais de logística, que atendem as demandas necessárias para os cerca de 100 meninos que treinam em dois turnos, diariamente, dividido nas seis categorias.
Estádio Aírton Ferreira da Silva
Inaugurado oficialmente no dia 18 de setembro de 2007, o Estádio Aírton Ferreira da Silva tem capacidade para comportar 1.163 pessoas sentadas e mais 1000 em seu entorno. O local foi nomeado Aírton Ferreira da Silva, em homenagem a um dos maiores zagueiros da história do clube. Um dos símbolos da garra gremista, Aírton chegou ao Tricolor em 1954, no ano de inauguração do Estádio Olímpico. Aírton foi um dos primeiros homenageados pelo Grêmio na Calçada da Fama em 1996, como forma de eternizar sua passagem pelo Clube. O ex-zagueiro também atuou como conselheiro, além de ter recebido o título de Atleta Laureado.
Projeto de reforma do CFT Hélio Dourado