Predefinição:História Estádio da Tingaúna
História
O Estádio da Tingaúna foi a segunda casa do Independente Grêmio Atlético de Amadores, depois do Campo da Vila Exposição. Foi inaugurado em 1º de abril de 1951, no único confronto entre Grêmio e Independente de Passo Fundo. O Independente Grêmio Atlético de Amadores havia sido criado há dez anos e ainda não tinha estádio próprio. À época era inadmissível que um clube de futebol, cujos sócios pertenciam à alta sociedade passo-fundense, jogasse no acanhado campo da Vila Exposição, que pertencia ao Senhor Vitório Verardi. Este campo se localizava onde hoje está edificada a Unidade 1 da Semeato.
Decorria o final do ano de 1940 quando empresário Aparício Lângaro iniciou um loteamento numa área de sua propriedade no Boqueirão, pensou que teria que atrair os compradores dos lotes e então doou para o Independente uma área para construção de seu estádio. A partir daí povoaria aquela área ainda desabitada. O Presidente do clube, Hugo Lisboa, e sua diretoria trabalharam diuturnamente para que no prazo mais rápido possível tudo ficasse pronto para inauguração.
O estádio cercado de tábuas tinha um gramado impecável com sistema de drenagem (o primeiro a ter drenagem de água de Passo Fundo), um pequeno pavilhão de madeiras, copa, pista de atletismo e espaço reservado para a construção de uma quadra de basquete, o que acabou não acontecendo. O estádio recebeu o nome de Tingaúna, que na língua tupi-guarani, quer dizer preto e branco, as cores do uniforme do clube.
A partida inaugural, no dia 1º de abril de 1951, teve a presença do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, pela primeira vez em solo de Fagundes dos Reis. O time gremista tinha bons jogadores e seu último titulo do campeonato gaúcho havia sido em 1949. Depois deste dia de absoluta festa, o Estádio Tingaúna ainda viveu dias de glória com jogos do clube pelo campeonato estadual de amadores e decisões de campeonatos citadinos. Até hoje sobrevive, com o clube disputando o campeonato municipal da várzea.
Dados Históricos por: Marco Antonio Damian