Predefinição:História de Jan Stelczyk

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

Icone Livro.png História

Irmãos Stelczyk, Jan sentado ao centro
João, Thadeu, Nicolau, Wanda e Boleslau.
Foto:Acervo de Sonia Stelczyk Yasui

Filho mais velho de Edward (Eduardo) Stelczyk, imigrante fundador da Sociedade Polônia em Porto Alegre, e Katarzyna (Catarina) Stelczyk, Jan Stelczyk era natural da região da Galícia Polonesa, que no período de seu nascimento era ocupada pelo Império Austro-Húngaro, portanto tinha passaporte austríaco. Eram poloneses que falavam alemão. Chegou ao Brasil em 1890, esteve em Conceição do Arroio (atual município de Osório-RS) antes de vir para Porto Alegre. Segundo pesquisas em jornais da época, João foi operador eletricista do Cinema Variedades, além de ter exercido funções administrativas na sociedade polonesa Águia Branca.

Grêmio

Foi um dos 31 fundadores do Grêmio em 15 de setembro de 1903, tendo sido jogador do clube nos primeiros anos, atuando na linha de ataque, normalmente nas pontas ou ainda na parte central, chamado de center-forward na época.

Atuou no primeiro jogo da história do Grêmio vencendo a primeira edição do Troféu Wanderpreis em 1904. Também atuou no festival de inauguração da Baixada. Em ambas situações, era o ponta esquerda do time. Em 1905, foi eleito vice-capitão para gestão de 1906, ano que atuou pela última vez.[1]

  1. Agradecemos a contribuição de Estacio Nievinski, pesquisador que nos enviou os dados obtidos grande parte ao entrevistar o sobrinho de Jan, Danilo Stelczyk, e também junto a sobrinha neta de Jan Stelczyk, Sonia Stelczyk Yasui, que inclusive cedeu a foto que consta no artigo.