Predefinição:História de Vinicius Moreira de Lima
História
Nascido em Araçatuba-SP, Lima juntou-se à base do Grêmio em 2013, depois de começar jogando pelo Tanabi.
Empréstimo ao Mallorca
Em 17 de julho de 2015, foi emprestado ao Mallorca B, em um acordo de uma temporada. Inicialmente atribuído ao elenco principal, Lima não foi registrado pelo elenco das Baleares, e só foi atribuído aos reservas na Tercera División em janeiro de 2016. Fez sua estreia no dia 31 de janeiro começando em um empate em casa por 0x0 frente a CE Constància, e marcou seu primeiro gol em 13 de fevereiro, em uma vitória por 2x0 sobre a UD Alaró.
Grêmio
Lima posteriormente retornou ao Grêmio (que recusou a oferta de 1 milhão de euros do Mallorca) em julho de 2016, e foi incluído no elenco do então técnico Roger Machado. O meia fez sua primeira estreia no dia 2 de março do ano seguinte, começando em um empate por 1 a 1 em casa, pela Primeira Liga, contra o Ceará.
Em 28 de maio de 2017 fez seu primeiro jogo pelo Campeonato Brasileiro, entrando no segundo tempo como substituto de Nicolas Careca, em uma derrota de 4x3 para o Sport.
Ceará
No segundo semestre de 2017 foi emprestado ao Ceará, que disputava a Série B do Campeonato Brasileiro e conseguiu contribuir com o acesso do Vovô.
Retorno ao Grêmio
Lima é tido como um dos principais reforços do Grêmio para a temporada 2018, mesmo não sendo uma contratação, já que apenas retornou de empréstimo.[1] O meia viveu a expectativa de ser um dos destaques do time treinado por César Bueno que disputou o Campeonato Gaúcho de 2018, já que o grupo principal de jogadores voltou tardiamente das férias em virtude do Mundial de Clubes. Foi titular na primeira partida da Recopa Sul-Americana, que terminou em 1 a 1. Após o empate o atacante contou em entrevista coletiva como foi a experiência e o nervosismo:[2]
“ | Dá sim um frio na barriga, até dar o primeiro toque na bola, mas isso durante o jogo vai tranquilizando. Quando entramos no aquecimento, já senti o barulho da torcida, mas para mim não fez diferença. | ” |
Na finalíssima entrou na prorrogação, fazendo assim parte do Bi-Campeonato tricolor na competição. O título veio após 0 a 0 no tempo normal e 5 a 4 nos pênaltis com a última cobrança defendida por Grohe.
Al-Wasl
O tricolor emprestou novamente o meia, desta vez para o Al-Wasl, dos Emirados Árabes. O contrato vai até junho de 2019, com passe fixado e compensação financeira de R$ 2 milhões.[3]
Títulos
- Grêmio
- ↑ Após empréstimo ao Ceará, Lima volta ao Grêmio mais maduro e se inspira em Luan globoesporte.globo.com (9 de janeiro de 2018). Visitado em 20 de janeiro de 2018.
- ↑ Deixando críticas de lado, Lima admite “frio na barriga” em estreia como titular gazetaesportiva.com (16 de fevereiro de 2018). Visitado em 3 de março de 2018.
- ↑ Grêmio empresta meia Lima para o Al Wasl, dos Emirados Árabes globoesporte.com (28 de julho de 2018). Visitado em 12 de fevereiro de 2019.