Predefinição:Página principal/Conteúdo2

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

Comemoração do tricampeonato em 2017.jpg

Criada no ano de 1960, a Taça Libertadores da América, nome em homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul, a competição teve ao longo de suas edições diversas formulas e participantes, sendo seus maiores campeões o Independiente, o Boca Juniors e o Peñarol, sendo que o país que mais detêm títulos da competição é a Argentina.

No ano de 2016 foi proposta uma reformulação na competição, seguindo padrões da Liga dos Campeões, onde a mesma se estenderia por mais tempo, essa reformulação entrou em vigor já no ano seguinte, fazendo com que a competição durasse praticamente o ano todo, de janeiro a novembro. Além de mais longa a competição passou a ter mais participantes, padronizações para procedimentos de jogo e estádios. Tudo isso para tornar-se mais rentável aos clubes participantes. Processo semelhante ao ocorrido na Europa, anos atrás. (leia mais...)

Edi Wilson José dos Santos.png

Edi Wilson José dos Santos, mais conhecido como Dinho (Neópolis-SE, 15 de outubro de 1966), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como volante, defendeu o Grêmio de 1995 até 1997. Iniciou sua carreira de atleta em 1985, na Associação Desportiva Confiança, clube da cidade de Aracaju. Em 1986, foi campeão sergipano e depois se transferiu para o Sport Club do Recife, onde sagrou-se campeão brasileiro em 1987 e campeão pernambucano em 1988 e 1990. No início da década de 90, atuou brevemente no futebol espanhol pelo time do La Coruña.

Em 1992, chegou ao São Paulo Futebol Clube, equipe onde conquistou dois títulos da Copa Libertadores da América e dois Mundial Interclubes, em 1992 e 1993. Segundo o "Almanaque do São Paulo", de Alexandre da Costa, o volante disputou 113 (leia mais...)


Imagem em destaque - 22 de julho.png
Partida vencida pelo Grêmio por 4x2 sobre o River Plate no Monumental de Nuñes
Foto: Grêmio Dados